Conheça o ensaio de corrosão Salt Spray

01 julho 2024 - Dicas Metalmatrix



Conheça o ensaio de corrosão Salt Spray
O ensaio de Salt Spray, também conhecido como teste de névoa salina, é um procedimento de ensaio padronizado utilizado para avaliar a resistência à corrosão de materiais. Este teste é especialmente relevante para produtos que serão expostos a ambientes corrosivos, como as abraçadeiras.
O principal objetivo desse ensaio é simular as condições ambientais agressivas que um produto pode enfrentar durante seu ciclo de vida, acelerando o processo de corrosão para avaliar a eficácia dos revestimentos protetores ou a resistência inerente de um material à corrosão.
Entre as vantagens do ensaio, o que mais se destaca é a rapidez na análise de corrosão em materiais, por se tratar de um ambiente com condições críticas e aceleradas. Fundamental para monitorar tratamentos superficiais.

Como funciona 

O ensaio de salt spray é realizado em uma câmara de testes. Dentro dela é gerada uma névoa salina saturada de cloreto de sódio (NaCl) a uma temperatura constante. As amostras são preparadas e expostas à névoa salina por um determinado período, o mais comum é de 24 a 96 horas.
Durante o ensaio, a névoa salina cria um ambiente corrosivo que acelera a corrosão das amostras expostas. O progresso da corrosão é avaliado visualmente a intervalos regulares de tempo e comparado com uma escala padrão de classificação de corrosão. A classificação de corrosão é determinada com base na quantidade de corrosão observada nas amostras, geralmente em uma escala de zero a dez, onde zero representa nenhuma corrosão e dez representa corrosão total. A corrosão é avaliada em termos de sua extensão e gravidade.