Metalmatrix

Notícias

Veja as principais vantagens das abraçadeiras de aço carbono

08 de Mai de 2019


Na indústria, na construção civil e mesmo em alguns casos de consertos caseiros, as abraçadeiras de aço são apontadas como adequadas em diversos momentos, devido à sua capacidade de sustentação, durabilidade e resistência. Mas você sabe qual é a principal diferença entre ferro e aço? A dureza. Essa característica é recebida a partir do contato com outro componente, chamado carbono. É o nível de carbono que vai determinar o grau de dureza ou não do material. O aço carbono, um famoso material no uso das abraçadeiras, é encontrado em três diferentes formas: o baixo carbono, com 0,2% ou menos de carbono, o médio, entre 0,2% e 0,5%, e o alto, com mais de 0,5% de carbono em sua composição.


Nesse texto, vamos te mostrar os benefícios do uso de abraçadeiras de aço carbono e por que elas são tão utilizadas em processos de média complexidade dentro da indústria e da construção civil. Indicado em diversos casos, o aço carbono dá conta de uma variedade de situações e funciona como um meio termo entre materiais baratos e de pouca qualidade e materiais caros e pesados.


Esse tipo de abraçadeira é muito utilizada em situações que não requeiram especificações de resistência à corrosão ou mecânica, ou seja, em ambientes não tão agressivos. Por esse motivo, o aço carbono é muito utilizado na indústria e em obras, por exemplo. Além disso, apesar de inferior a alguns materiais, como o inox, esse tipo de abraçadeira tem um significativo grau de durabilidade e resistência e pode ser a solução que você procura. Confira algumas das suas vantagens:


Economize com qualidade: o aço é uma ótima opção para quem quer comprar com qualidade e com um preço em conta. Diferente do alumínio, que é barato, mas pouco durável, o aço carbono é uma saída principalmente para indústrias ou para a construção civil, que precisam adquirir grandes quantidades do produto e garantir que ele tenha uma longa durabilidade por um preço não tão alto. Se comparável ao inox, por exemplo, o aço carbono sai muito mais em conta, com diferença de mais de R$ 10 reais o kg.


Maior fixação: em um canteiro de obras a parte mais importante do processo de construção é garantir a segurança dos trabalhadores. Nesse sentido, uma abraçadeira de aço é a opção ideal, por ser mais resistente que o alumínio, por exemplo, e cumprir bem a função de fixação.


Boa resistência: abraçadeiras de aço carbono podem ser mais resistentes do que outros materiais devido à dureza já mencionada. Esse tipo de material também é muito resistente à pressão, sobretudo quando se trata de algum fluído, como a água. Por isso, em situações onde a abraçadeira precise ficar submersa, por exemplo, essa é a melhor opção. Para aplicações que requerem faixas médias de torque de aperto e pressão, uma boa opção pode ser a Abraçadeira New Flex, do nosso catálogo, feita em aço carbono e Inox AISI 304.


Qualidade da soldagem: outra vantagem das abraçadeiras de metal carbono é sua alta soldabilidade, ou seja, facilidade em realizar a solda do material. Ideal para o processo de soldagem de abraçadeiras que precisem, por algum objetivo específico, unirem-se. O alto índice de soldabilidade também indica mais resistência à pressão ou altas e baixas temperaturas.



Agora que você sabe um pouco mais sobre esse material com qualidade e versatilidade incríveis, dá uma olhada no nosso kit de abraçadeiras carbono, com várias aplicações e variedades para sua construção



Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil