Metalmatrix

Notícias

Saiba porque a indústria é tão importante para Caxias do Sul

08 de Ago de 2019

Se hoje em dia Caxias do Sul é conhecida por ser a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul e possuir bons níveis de desenvolvimento, muito disso deve-se ao setor industrial da região, que desde muito tempo atrás atua e tem uma grande importância. As muitas empresas que fazem esse setor ser muito competitivo já possuem ampla tradição, e chegaram há muito tempo no mercado. Com a modernização da indústria e as novas demandas, algumas delas ficaram obsoletas, entretanto, surgiram novas, deixando a cidade competitiva até hoje. Neste texto, vamos contar um pouco mais sobre as indústrias de Caxias do Sul.


Por que a indústria é tão importante?


Por mais que os setores como o agrícola e o comercial sejam fundamentais, é o industrial que consegue melhor suprir as demandas por empregabilidade, qualificação de mão de obra, desenvolvimento tecnológico e geração de receita por meio de exportações. 


E com maior empregabilidade, desenvolvimento tecnológico e geração de renda, o padrão de vida de uma sociedade acaba sendo melhor desenvolvido. Olhando para a importância da indústria e seu desenvolvimento na cidade de Caxias do Sul, percebemos que o fato de ter um setor forte faz toda a diferença para a qualidade de vida na cidade ser uma das melhores do país.


Como Caxias do Sul se desenvolveu nessa área?


Para entender melhor esse assunto é preciso voltar no tempo, onde a cidade era ainda um distrito de São Sebastião do Caí ao final do século XIX, quando suas indústrias, juntamente ao comércio, começaram o desenvolvimento gerando empregos, renda e produtividade. Aliás, esse crescimento industrial foi um dos principais fatores da emancipação, que ocorreu alguns anos depois. 


Já em 1910, dados apontam que Caxias do Sul contava com 235 indústrias, número impressionante para a época. O auge da evolução industrial, no entanto, aconteceu depois da famosa Crise de 1929, que obrigava países desindustrializados, como o Brasil, a impulsionar a indústria interna e fugir das importações. Como Caxias do Sul já tinha uma indústria desenvolvida, foi uma das cidades que mais ganhou com esse crescimento, atraindo trabalhadores de todas as partes mais agrícolas do estado.


Foi nesse período que empresas como Eberle, Randon, Fras-le, Marcopolo, Agrale e tantos outros nomes históricos cresceram na cidade, impulsionando a economia da região e fazendo a cidade construir a tradição que possui hoje nesse setor.


Modernização do setor


Assim como o comércio e o agronegócio, o setor industrial passa por um processo de intensa mudança e modernização ao longo do tempo. Com isso, novas empresas surgem, aquelas que não se atualizam e ficam obsoletas saem de cena e a sociedade continua a se desenvolver. Nesse contexto, surgiu a Metalmatrix: uma empresa que chegou para inovar e desenvolver o setor industrial de Caxias do Sul produzindo itens de qualidade, além de ser internacionalmente reconhecida.


A história da Metalmatrix já conta com mais de duas décadas, desde que a empresa chegou para atender a um mercado extremamente competitivo e exigente, que demanda por qualidade, agilidade e expertise. E foi nesse contexto que a companhia se desenvolveu, chegando com força nas indústrias do setor automotivo, agrícola e da construção civil, e hoje exportando seus produtos de qualidade para mais de 10 países, participando de diversas feiras internacionais do setor e procurando cada vez mais por desenvolvimento, ajudando na melhora da qualidade de vida da cidade e gerando empregos na região.


Se você quer conhecer mais do trabalho que a Metalmatrix vem fazendo nesses quase 20 anos em Caxias do Sul, entenda aqui um pouco mais sobre essa empresa que já vem fazendo parte da história da forte indústria da região.

Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil