Metalmatrix

Notícias

Por que optar por metais resistentes à maresia?

05 de Fev de 2020

Você certamente já sabe o que é a maresia: aquela fina e úmida névoa que paira sobre as cidades litorâneas. Além de ser uma característica icônica e adorada das praias, ela é a responsável por uma reação química bastante comum: a oxidação de metais. No texto de hoje, vamos explicar como esse processo acontece e como o uso de metais resistentes à maresia pode prevenir esse problema.


Por que os metais enferrujam?


É sabido que geralmente os metais, ao entrarem em contato com a água, oxidam e enferrujam. Entretanto, em cidades litorâneas, o processo parece acontecer de forma mais rápida. O motivo disso é a presença de sal na água do mar, que contém, ainda, íons que formam uma espécie de ponte salina. Essa ponte, por sua vez, em contato com metais e com o oxigênio, resulta na ação de oxidação. 


A aparência enferrujada dos metais é apenas a ponta do iceberg. A corrosão traz consigo, também, inconvenientes de cunho econômico, afinal, ela atinge carros, emperra portões e até mesmo racha vigas de concreto. Um poste, por exemplo, normalmente tem vida útil de 20 a 30 anos. Em cidades litorâneas, porém, este número é reduzido para apenas cinco. A partir desses dados, não é difícil imaginar o desperdício de materiais ocasionado pela oxidação e o prejuízo que se tem para repor, substituir ou reparar os elementos atingidos. 


Metais resistentes à maresia: impedir a oxidação é possível


Diante do fenômeno da oxidação e das suas consequências, é natural que nos questionemos o que pode ser feito para contornar a situação. A solução para isso é o uso do aço inoxidável. A sua resistência à ação oxidante se deve à presença do cromo, que forma uma película extremamente fina de óxido de cromo sobre o aço, tornando-o impermeável e insolúvel perante os agentes corrosivos usuais. 


É por isso que, além de portões e maçanetas, por exemplo, fabricados a partir de aço inoxidável, é fundamental que as peças utilizadas em maquinários também sejam. As abraçadeiras, por exemplo, são peças imprescindíveis em inúmeras estruturas e, para que estas exerçam suas funções de forma segura e com grande vida útil, é necessário que esse tipo de aço esteja presente em sua composição.


Dessa forma, se você mora na região litorânea e precisa de abraçadeiras que sejam resistentes à maresia, a Metalmatrix tem as opções ideais para você. Para conhecê-las e encontrar a que melhor se adequa às suas necessidades, basta clicar aqui.

Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil