Metalmatrix

Notícias

O que são implementos agrícolas?

01 de Out de 2020

A agricultura é uma pauta frequente aqui no blog. Como já evidenciamos, o agronegócio sempre foi uma engrenagem importante dentro da economia, por isso, sua importância deve ser sempre lembrada e ressaltada. Desta forma, este artigo irá tratar de algo essencial para o bom desempenho da agricultura: os implementos agrícolas.


Mas o que são implementos agrícolas?


De forma breve e esclarecedora, podemos dizer que são itens usados de forma acoplada nas máquinas, sendo essenciais durante todo o processo – da preparação do solo à colheita. Eles facilitam processos como semeadura, colocação de adubo e descompactação, por exemplo.


É importante ressaltar que estes itens não são tão atuais assim. Nos primórdios, o homem já se utilizava de implementos agrícolas mais rústicos para atender a necessidade das suas plantações. Alguns exemplos são as pedras e as madeiras.


Mas, hoje, os processos tecnológicos se modernizaram e os implementos agrícolas ganharam formas e funções muito mais eficientes para auxiliar o trabalho do agricultor. Conheça abaixo alguns deles:


Arados: de discos ou de aiveca (em ferro na forma de um V), os arados são usados para romper as camadas compactas do solo, com o objetivo de favorecer a entrada de luz e nutrientes. Trabalham na preparação do terreno para desenvolvimento e crescimento das plantas.


Pulverizadores: têm funções como aplicar adubos, defensivos contra pragas e também contra plantas invasoras. São implementos agrícolas que geram produtividade e proteção durante todo o ciclo.


Semeadoras: estes implementos têm a função de introduzir as sementes no solo.


Ceifadeiras: podem ser destinadas à colheita de lavouras, como de cana-de-açúcar e auxiliar na retirada de árvores, entre outras funções.


Grades: têm função similar com o arado, pois trabalham na preparação do solo. Há grades com formatos de dentes, com molas ou disco. Estes implementos são usados, por exemplo, para nivelar o solo, desagregar torrões de terra, entre outros.


Enxada rotativa: também coopera para a preparação do solo. Sua vantagem de utilização é que faz o trabalho em uma única operação. É bastante utilizada em áreas que cultivam hortaliças e flores.


O papel das abraçadeiras


Estas peças tão pequenas e ao mesmo tempo tão essenciais: as abraçadeiras fazem toda a diferença para o setor agrícola. Elas estão presentes no maquinário e nos implementos que envolvem o setor.


Como já mencionamos aqui, o desgaste ou falta de qualidade nessas peças pode comprometer uma colheita e reduzir a qualidade dos produtos. Por isso, tenha sempre atenção nesses itens que fazem parte do mecanismo.


Em questão de segurança e qualidade nos produtos, a Metalmatrix pode te ajudar. Acesse nosso site e conheça nosso mix de abraçadeiras. 


Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil