Metalmatrix

Notícias

Novembro Azul: a importância da prevenção

21 de Nov de 2019

Posterior ao Outubro Rosa, movimento que tem por objetivo atentar as mulheres à prevenção contra o câncer de mama, vem o Novembro Azul

Como você deve saber, novembro é o mês da prevenção do câncer de próstata. Nós, da Metalmatrix, apoiamos essa causa e por isso trouxemos para você alguns fatos sobre a doença e como você pode preveni-la.

O que é a próstata e quais os sintomas do câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, assemelhando-se ao tamanho de uma castanha. Localizada abaixo da bexiga, tem como sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, produzir o esperma.

Inicialmente, os sintomas do câncer de próstata não aparecem e não dão sinais ao corpo masculino. Por isso a necessidade da prevenção. Acontece que cerca de 95% dos tumores, quando aparecem os sintomas e são descobertos, já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina.

O que pode ocasionar o câncer nesta região, como é feita a prevenção e qual o tratamento?

Existem três causas principais para que o câncer de próstata se manifeste: histórico familiar de câncer de próstata; raça - homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e obesidade.Mas, se cuidado e diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 100%. Aliás, é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, momento em que o médico avalia alterações da glândula e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Se diagnosticado o câncer, há tratamentos específicos. Porém, os tratamentos variam de acordo com diversos aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, pode-se ser realizada a vigilância ativa, em que periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença.

Saúde masculina: a importância do check-up anual

Cuidar de si e cuidar da sua saúde é um ato que deve ser praticado por todas as pessoas, independente do sexo. Entretanto, muitas vezes os homens acabam dando menor atenção para essa questão. Daí a importância de realizar um check-up anualmente, fazendo com que essa atividade faça parte do seu cotidiano.

O acompanhamento de um médico pode e deve ser realizado em todas as faixas etárias, já que em cada uma delas há uma necessidade específica. Para você ter ideia de quanto isso é importante, é partir de um check-up anual que pode-se, por exemplo, fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata, se constado no paciente. Além desta doença, muitos outros problemas de saúde podem ser constatados em estágio inicial. Basta consultar-se no mínimo uma vez ao ano. 


Portanto cuide-se, dê atenção para a sua saúde e viva muito melhor!
Agora que você já sabe a importância da prevenção, que tal acompanhar as novidades da Metalmatrix?  Acesse nosso site e confira tudo sobre o nosso universo.

Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil