Metalmatrix

Notícias

Estamos preparados para o futuro com a Indústria 4.0?

21 de Out de 2019

De fato, a indústria só pode ser totalmente compreendida a partir do estudo de sua história. A primeira revolução industrial, o papel do trem nos processos alguns anos depois e o advento da internet nos dias atuais nos mostram que um longo caminho foi percorrido até se chegar ao estágio atual de desenvolvimento. Entretanto, como dizem, a história também é um bom mecanismo para entender o futuro, que começa agora.


A incorporação do mundo digital com os processos produtivos está apenas no começo, e o que está por vir é algo sem precedentes. Estamos no começo da chamada Indústria 4.0, que será um patamar diferente do que vivemos hoje e faz a grande questão chegar até nós: estamos preparados? Neste texto, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto e, ao final, tentaremos trazer uma resposta. 


O que é a Indústria 4.0?


Também conhecida como quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 é um conceito que surgiu em 2011, na Feira de Hannover, fazendo parte das estratégias do governo alemão para o futuro. O termo trata sobre a incorporação das novas tecnologias ao processo produtivo, tudo para facilitar o trabalho da indústria, gerando mais inovação para ser aproveitada em forma de tecnologia pela sociedade.


Um ano depois, em outubro de 2012, o grupo responsável pelo projeto apresentou um relatório de recomendações para o Governo Federal Alemão, com o objetivo de planejar a implementação do conceito em forma de projeto e assim avançar para o futuro. A partir desse relatório, tempos depois, foi finalmente publicado um projeto de desenvolvimento real rumo à chamada Indústria 4.0.


Com o projeto feito, se definiu que a 4° revolução industrial, ao conectar máquinas, sistemas e pessoas, faz com que empresas possam criar redes inteligentes ao longo de todo seu sistema de produção, controlando os processos de maneira automatizada, autônoma e com menos custos.


Ou seja, as fábricas que se adequarem à quarta revolução industrial terão a capacidade e a autonomia necessárias para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas, tornando o trabalho mais rápido e prático e aumentando a produtividade através de tecnologia.


Internet das Coisas e Big Data


Junto com o conceito de indústria 4.0, vieram dois outros conceitos que cada vez mais ganham espaço: Internet das Coisas e Big Data.


Enquanto a Internet das Coisas propõe uma maior conexão entre os objetos físicos através de dispositivos tecnológicos, o Big Data é uma proposta de armazenamento de dados de maneira extremamente inovadora e segura. 


Juntos, os dois conceitos constituem a base do sistema da 4ª Revolução Industrial. Isso porque é através deles que a automação dos processos produtivos e o gerenciamento e análise de dados serão realizados no contexto da Indústria 4.0.


As mudanças na rotina de trabalho


Como já foi falado, a 4ª Revolução Industrial é um marco na história, e portanto, afeta diretamente o dia a dia nas fábricas, através de novas soluções que serão encontradas. 


Através da utilização de Big Data e Internet das Coisas, as operações serão feitas rapidamente, em tempo real. Da mesma forma, a descentralização será um importante progresso, já que com a tecnologia avançada, muitos processos serão automatizados e desintegrados do sistema atual, que em muitas empresas ainda é hierárquico e atrasado. 


Além disso, a segurança de dados fica muito maior em um contexto de Indústria 4.0, já que com o Big Data, os arquivos mais importantes ficam guardados em nuvens, tornando impossível os ataques virtuais e evitando que os arquivos corrompam.


A indústria está preparada para a mudança?


Um dia chegaremos em um futuro automatizado que vemos em representações como filmes e séries. Mas a indústria está preparada?


Por enquanto, a Internet das Coisas e o Big Data são apenas conceitos desenhados em um papel, mas garantir mais segurança, eficiência, produtividade e agilidade já é possível, e as empresas que aderem a isso estão sim um passo à frente.


Em 20 anos de história, a Metalmatrix sempre se destacou como uma empresa adepta à inovação e ciente da utilização de novas tecnologias no processo produtivo. O resultado de tudo isso é uma organização preparada para a 4ª Revolução Industrial. Saiba mais sobre nossos resultados, tanto qualitativos, quanto de inovação!

Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil