Metalmatrix

Notícias

Entenda a indústria a partir de sua história

26 de Ago de 2019

Entender o cenário atual é importante para viver na era da informação. Quando o assunto é indústria, a importância da tecnologia, da geração de empregos e do aumento na qualidade de vida em uma sociedade estão no meio de tudo isso. Inclusive, você pode conferir mais sobre lendo este texto, que dá um panorama sobre a industrialização brasileira e sua importância. 


Mas, por trás da indústria, há toda uma história complexa e que ajuda-nos a entender o cenário atual. Mas você conhece essa história da indústria? Para entender melhor todo esse contexto, preparamos este texto para você. Confira!


Primeira Revolução Industrial


A primeira revolução industrial acontece ao final do século XVIII, período conhecido justamente por “Era das Revoluções”. Neste contexto, certamente ela foi um marco decisivo para o desenvolvimento da sociedade. Foi nesse período em que a mecânica passou a ser desenvolvida na indústria têxtil, aumentando a produtividade e dando início à formação das fábricas como conhecemos hoje, o primeiro marco da história da indústria


Passaram-se mais de 200 anos deste fato que ainda é muito presente em nossa sociedade, o maquinário não é mais a vapor como nesta época, entretanto, sem a primeira revolução industrial, a industrialização não seria uma realidade, e o mundo com toda a certeza seria muito diferente.


Segunda Revolução Industrial


A primeira significou uma mudança profunda na sociedade quanto ao trabalho. A segunda perpetuou isso e foi importantíssima para o avanço científico e de infraestrutura. Isso porque é com ela que a eletricidade surge, ferrovias são construídas e o trabalho é ainda mais dividido, aumentando a produção e a qualidade dos produtos.


A integração da ciência com a indústria nos deu, além da eletricidade, várias das descobertas nas áreas da física e química, além de ser o período de invenção do rádio e do telefone, por exemplo.


Terceira Revolução Industrial


A terceira revolução, por enquanto, é a mais familiar a nós. O pós-guerra marcou um período de crescimento tecnológico que impulsionou o uso da automação como uma excelente solução para o aumento de produtividade, levando as empresas a ter mais competitividade e inovação.


Além disso, é neste período que há o surgimento dos computadores e, consequentemente da internet, como ferramentas da indústria, levando essas invenções que marcam os dias de hoje até as grandes populações.


Quarta Revolução Industrial


Depois de mudar a forma como as sociedades têm acesso ao emprego, ciência e tecnologia, chega a quarta revolução. Ela ainda não possui seu marco inicial, entretanto, está em construção e é chamada de indústria 4.0: uma proposta de conectividade entre as diferentes áreas da tecnologia que compõem a ciência.


Especialistas dizem que essa será a mudança de maior impacto, superando as outras três revoluções que foram vistas nestes dois séculos de história da indústria. Por isso, as pessoas e as empresas devem estar, antes de tudo, preparadas para o amanhã, para o novo.


E por saber que a forma com que se relaciona com o meio ambiente e até mesmo entre as pessoas está mudando, a Metalmatrix é uma empresa com visão de futuro, que busca investir na tecnologia como modo de inovar, produzir mais e aumentar a qualidade dos produtos oferecidos.


Para conferir detalhadamente toda essa visão tecnológica e inovadora da Metalmatrix, clique aqui e conheça os produtos oferecidos pela empresa. Com qualidade internacionalmente reconhecida, eles com certeza contam com o necessário para as suas demandas.

Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil