Metalmatrix

Notícias

Descubra o que são Abraçadeiras

23 de Set de 2020

Abraçadeiras ou braçadeiras. Não importa exatamente a nomenclatura, o fato é que estas pequenas ferramentas têm um valor significativo seja em aplicações do dia a dia, como em pequenos consertos ou organização, ou em situações complexas como a construção de um foguete! É isso mesmo que você leu! Estes pequenos objetos fazem a diferença até para a Nasa. Quer saber mais sobre elas?


Acompanhe nosso artigo que vamos te explicar tudo!


O que são as abraçadeiras?


São pequenas ferramentas que, como já mencionamos no nosso blog, funcionam por meio da pressão das mesmas em um mecanismo que faz com que os produtos sejam envolvidos e unidos com firmeza, dando continuidade à elaboração da estrutura de forma segura e sem riscos. Elas são peças ideais para os procedimentos onde é preciso prender ou unir coisas. Sem contar que oferecem a segurança necessária para garantir que o local onde a abraçadeira foi anexada não seja prejudicado, ou seja, garante que nada se solte.


Do que são feitas as abraçadeiras?


As abraçadeiras podem ser feitas, principalmente, de aço ou de nylon. No caso do aço, há subdivisões conforme a sua composição. O aço inox, base de algumas abraçadeiras, tem a grande vantagem de não oxidar, não corrói facilmente, ou, de forma mais simples, não enferruja. Já o aço carbono surge da junção entre ferro e carbono. Pode ser dividido entre baixo, médio, alto e ultra, dependendo da quantidade de carbono na composição. Ele também está presente na matéria-prima das abraçadeiras.


E o nylon? Sim, ele também é usado como base para as abraçadeiras. Certamente, você já viu, na caixa de ferramentas da sua família, aquele objeto “compridinho”, com uma abertura em um dos lados. Quando as duas pontas são encaixadas e puxadas, há a pressão necessária para fixar o material desejado. A abraçadeira de nylon, inclusive, é uma das mais populares no mercado, pois é usada em situações corriqueiras e domésticas e, até mesmo, na construção civil.


Onde utilizar as abraçadeiras?


Como já falamos, a aplicabilidade das abraçadeiras é diversa e essencial para a execução de inúmeras tarefas. Abaixo, um pequeno resumo de onde as abraçadeiras são utilizadas, garantindo mais segurança aos trabalhos executados. 


Construção civil: elas podem ser aplicáveis em tubos, fios, mangueiras e até mesmo em andaimes. Capazes de atender as mais variadas demandas, desde uma simples amarração de cabos e canos até o uso em condições extremas. Elas são as peças mais importantes na hora da montagem de estruturas para trabalhos em altura, por exemplo.


Bicicletas: as abraçadeiras estão presentes como um elo de ligação entre o banco e o canote (material que dá suporte ao assento), dando mais segurança e conforto para quem está andando de bike.


Botijão de gás: o papel das abraçadeiras é de conectar o botijão com o fogão, e é importante lembrar que não se pode substituir abraçadeiras por fios, fitas, arames ou qualquer outro objeto: essa é uma prática perigosa e que pode causar acidentes graves. Para garantir ainda mais segurança, sempre preste atenção também na validade da mangueira de gás e do regulador.


Postes: os postes de luz, além de muito essenciais para o funcionamento de uma cidade, fazem parte da gama compreendida por construção civil e que, consequentemente, tem o uso de abraçadeiras. Nesse caso, elas variam de modelo conforme o material e o formato dos postes de luz, podendo ser circulares ou quadradas. Sua funcionalidade é decisiva, já que possui a missão de juntar à fiação elétrica ao poste.


Organização doméstica: aqui a dica é usar as abraçadeiras de nylon. Para manter suas roupas de cama organizadas, você pode enrolar e prender toalhas, lençóis e cobertores com a ajuda das abraçadeiras. Está precisando manter a decoração de festa no lugar? Então, algumas abraçadeiras podem te ajudar a manter as luzes de natal, varal de fotos e outros penduricalhos, sem o esforço de usar pregos ou amarrar barbantes e cordas.


Depois de tantas explicações e sugestões de uso, ficou clara a importância das abraçadeiras, seja no dia a dia ou em situações complexas, certo? Mas o mais importante: escolha uma fornecedora de abraçadeiras confiável, segura e com tradição no mercado como a Metalmatrix. Acesse no site, conheça nosso mix de produtos e escolha a abraçadeira certa para a sua necessidade.

Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil