Metalmatrix

Notícias

Conheça o impacto da competitividade para o desenvolvimento econômico

22 de Ago de 2019

Dentro do mercado mundial, a competitividade tem uma ação direta no modo de agir das mais diversas empresas e, consequentemente, na qualidade dos produtos e serviços oferecidos para seus clientes. Isso tudo é possível porque a competitividade é um indicativo de que diferentes empresas buscarão os mais variados métodos, recorrendo à inovação para desenvolver novas maneiras de operação para produzir, técnicas de marketing inovadoras para atrair novos clientes e atendimento único para se diferenciar da concorrência e conseguir mais vendas.


Além disso, os preços de produtos e serviços que são oferecidos serão mais baixos, porque dessa maneira as empresas conseguirão competir e alcançar seu público com mais eficiência. Mas o que caracteriza um mercado competitivo? Quais são os mercados mais competitivos no Brasil e no mundo? É sobre isso que falaremos neste texto. Confira!


O que caracteriza um mercado como competitivo?


Um mercado pode ser considerado competitivo caso siga alguns preceitos básicos, que, em linhas gerais, são os seguintes:


  • Há um equilíbrio entre o número de vendedores e compradores, impossibilitando o surgimento de monopólios e oligopólios;
  • Nenhum dos vendedores de serviços ou produtos possui a maioria absoluta do mercado consumidor;
  • Não há uma grande diferenciação na qualidade dos produtos, já que todos vendedores prezam por ela;
  • A entrada de novos produtos no mercado não é dificultada, proporcionando novas possibilidades a quem produz.


Seguindo esses conceitos, o mercado certamente será mais aberto a novas possibilidades, tecnologias e ideias para inovação, consequentemente trazendo ganhos a quem consome.


Quais benefícios um mercado competitivo traz?


Como já foi citado, uma clara vantagem de tornar o mercado mais competitivo é a baixa nos preços causada pela concorrência de uma empresa com a outra por um mesmo público. Além do preço, o mercado competitivo é fundamental para o aumento da qualidade dos serviços e produtos, que precisam contar com diferenciais e inovações para atrair o público.


Outra vantagem é o aumento por demanda em mão de obra qualificada, gerando mais empregos e aumentando o desenvolvimento econômico e social de determinado lugar. Isso acontece porque, devido a necessidade de atrair um mesmo público e aumentar a qualidade de um produto, se torna essencial conseguir melhores colaboradores.


Já em relação a uma visão mais abrangente, o mercado competitivo, melhorando produtos e preços, consegue fazer com que seus produtos sejam exportados ao mundo todo, gerando receitas em exportações, que como você pode conferir clicando aqui, são fundamentais para o desenvolvimento econômico de um país.


Quais os mercados mais competitivos do mundo?


Apesar da diminuição de preços, aumento na arrecadação por parte das empresas, ganhos em exportações e geração de empregos, muitos países não adotam um sistema competitivo de mercado. Entretanto, há aqueles que seguem pelo caminho do estímulo à competição e se destacam. Alguns dos exemplos são os 10 primeiros no ranking mundial.


  1. Estados Unidos da América
  2. Cingapura
  3. Alemanha
  4. Suíça
  5. Japão
  6. Holanda
  7. Hong-Kong
  8. Reino Unido
  9. Suécia
  10. Dinamarca


O Brasil ocupa a 72ª posição no ranking e precisa evoluir bastante para gerar empregos e ter acesso a todas as vantagens que um mercado competitivo pode oferecer. Além dos poderes administrativos, as empresas possuem um papel essencial nesse desenvolvimento econômico e no objetivo de colocar o Brasil no mapa do mercado mundial.


Fazendo o seu papel para a melhora da economia brasileira, a Metalmatrix oferece produtos que contam com qualidade internacionalmente reconhecida. Conheça as abraçadeiras que fazem parte de nossa linha de produtos.

Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil