Metalmatrix

Notícias

Aço carbono saiba mais sobre esse material

09 de Jul de 2019

As principais revoluções industriais ocorreram nos séculos XVIII e XIX, e tiveram inovações que fariam com que o mundo nunca mais fosse o mesmo. Essas inovações se deram tanto pelo maior poder que o ser humano conseguiu obter para mudar o meio ambiente - confira mais clicando aqui - quanto em relação a novos produtos e soluções que facilitaram a vida das pessoas.


Um dos materiais que mais causaram revolução na indústria mundial quando passou a ser feito em larga escala e, consequentemente, moldou o modo de vida da sociedade, foi o aço, garantindo maior qualidade aos produtos. Devido à sua durabilidade, eficiência e variedade de aplicações, a matéria prima passou a ser indispensável na indústria logo no século XIX.


Com a evolução das tecnologias que aconteceu desde aquele tempo, maneiras de tornar o material mais eficiente surgiram e, assim, emergiu a produção do aço carbono em larga escala. Conheça um pouco mais sobre esse material tão eficiente para a sua produção a seguir!


O que é aço carbono?


O aço por si só já é uma liga de ferro com carbono, e suas variantes, como o aço carbono, são definidas pelos diferentes níveis de cada material em sua composição, pelo seu tipo e objetivo de aplicação ou, até mesmo, por diferentes elementos que podem ser adicionados em sua composição, como o magnésio, o tungstênio, o vanádio e o cromo.


Segundo a AISI, o aço carbono pode ser dividido entre baixo, médio, alto e ultra, dependendo da quantidade de carbono na composição.


Como é feito o aço carbono?


O ferro é encontrado em larga escala no nosso planeta, e o carbono também, entretanto, este aparece em mais de uma forma, podendo ser carvão vegetal ou mineral, por exemplo. Na siderurgia, ocorre o processo que forma a liga entre as duas matérias primas, sendo assim feita a produção do aço carbono.


O carvão, tanto mineral quanto vegetal, exerce dois papéis na fabricação do aço: como combustível, para alcançar os 1500°C necessários para a fusão, e como redutor, juntando-se ao oxigênio que se desprende do minério com a alta temperatura, deixando livre o ferro. 


Feitos os processos de fusão e redução, o aço é levado ao refino, onde, ainda em forma líquida, são retiradas suas impurezas e adições. Após, finalmente a matéria é levada ao processo de solidificação, quando o aço passa pela laminação e é moldado na forma final que é desejada.


Vale destacar que o processo de produção como um todo vem diminuindo com os avanços tecnológicos, que deixam o produto ser feito com mais rapidez e ainda garantem mais qualidade.


A equipe da Metalmatrix sabe da eficiência e utiliza o aço carbono para provar a qualidade dos produtos, garantindo expertise em sua linha de abraçadeiras em aço carbono, que pode ser conhecida clicando aqui!

Conheça

nosso canal no youtube

Clique aqui e acesse agora
{

Confira nossos

representantes

espalhados
por todo o Brasil