Notícias
Abraçadeiras na agricultura: entenda o papel delas na manutenção de máquinas agrícolas
O bom desempenho das máquinas agrícolas é essencial para que o fluxo do setor ocorra com sucesso: ou seja, eficiência desde o preparo das lavouras até a colheita do produto final. Mas para que o processo ocorra sem percalços, é preciso estar atento à manutenção destes maquinários e realizar consertos e reposição de peças sempre que necessário. Abaixo, separamos algumas dicas para facilitar este processo e evitar problemas futuros no maquinário das suas lavouras. Confira!
1 Faça a manutenção preventiva
Como o próprio nome diz, a manutenção preventiva tem o intuito de prevenir problemas futuros nas máquinas e implementos agrícolas. Deve ser realizada antes que haja o desgaste ou a quebra de uma peça, por exemplo. É semelhante à verificação que fazemos nos nossos carros anualmente ou antes de fazer uma viagem mais longa. O objetivo é evitar ser pego de surpresa e ter de suspender alguma atividade por falta de maquinário – o que certamente trará prejuízos financeiros e dores de cabeça para você e o seu negócio.
Mas se você está se perguntando como e quando realizar a manutenção preventiva a dica principal é verificar, antes de tudo, o tipo de maquinário e o que o fabricante dele orienta. Assim, terá certeza que estará fazendo o reparo adequado e evitará de perder a garantia de alguma peça por falta de conhecimento.
2 Conte com profissionais capacitados
Em qualquer área de atuação, ter a assistência de profissionais capacitados é fundamental. Mas na agricultura é mais importante ainda. Afinal, uma orientação ou manutenção feita de forma errada pode impactar em todo o processo produtivo.
Portanto, conte com profissionais capacitados e bem treinados para realizar a manutenção das suas máquinas e implementos agrícolas. Eles devem ser capazes de analisar e identificar qualquer problema do maquinário, bem como dar a melhor orientação ou fazer o conserto mais adequado.
Analise se o seu negócio exige e permite financeiramente ter uma equipe própria ou se é necessário contar com o serviço de empresas terceirizadas.
3 Tenha atenção às abraçadeiras
Como já mencionamos diversas vezes por aqui, as abraçadeiras têm um papel fundamental em diversos setores – desde uma simples decoração em casa até a construção civil. E não é diferente com a agricultura. Uma das principais atuações neste setor é a fixação de mangueiras, sendo essenciais para o fluxo da mecanização do trabalho agrícola.
Também como já abordamos, o desgaste ou falta de qualidade nessas peças pode comprometer uma colheita e reduzir a qualidade dos produtos. Para aumentar a produtividade, é preciso garantir produtos de qualidade reconhecidos e que sejam a melhor opção para a melhora da colheita e otimização do maquinário.
Conheça as melhores abraçadeiras para a agricultura
Vale relembrar as abraçadeiras Metalmatrix mais utilizadas no setor agrícola e como elas garantem a certeza de um trabalho bem executado.
Tipo U: em nossos produtos, você encontra duas versões dessa abraçadeira – a comum e a reforçada. Ambas são feitas de aço carbono e são recomendadas para fixação de antenas e tubulação, escapamento de automóveis, caminhões e tratores.
Tipo Mangote: essas abraçadeiras apresentam uma capacidade elevada de aperto. Assim, elas são mais indicadas para serviços pesados em tubos, mangueiras de material rígido e altas pressões.
Tipo New Minor: esse tipo deve ser preferencialmente aplicado com chave canhão ou chave de fenda. Ela é usada em aplicações de pequenos diâmetros, para fixação e vedação de mangueiras que não necessitam um torque de instalação alto.
Para conhecer mais sobre as abraçadeiras Metalmatrix, acesse a nossa loja virtual, confira o mix completo e escolha qual o melhor produto para a sua necessidade.